terça-feira, 15 de julho de 2008

Festivais de Inverno de Minas Gerais

Queridos e amados leitintes

Estou acompanhando o povo do Pé na Rua, projeto do Galpão Cine Horto na Estrada. Este ano a montagem ficou sob a direção de Inês Peixoto (Galpão) e Laura Bastos. Quem assina o texto é Paulo André (Galpão) que construiu a dramaturgia junto com o material que o elenco foi trazendo para o ensaio, o resultado é a fábula de Arande Gróvore, uma linda montagem infantil para a Rua. Paulo André criou uma língua nova, o Gróvores, a peça inteira é falada nesta língua. Os atores executam com tanta firmeza que ninguém deixa de embarcar nesta maravilhosa aventura.
Tenho o privilégio de estar acompanhando o grupo nesta nova etapa de apresentações pelos Festivais de Inverno que acontecem em varias cidades de Minas Gerais. No Domingo estivemos em Entre Rios, uma linda cidade próxima de BH que nos recebeu muito bem, o festival de inverno de Entre Rios está na sua terceira edição e é muito bem organizado, foi um Domingo lindo, com a praça cheia e o povo emocionado. Hoje (terça) nós iríamos para Congonhas, mas a produção do festival é completamente desorganizada e nos fez perder o dia, não apresentamos o espetáculo. Amanha estaremos embarcando para Diamantina onde, tudo indica, será maravilhoso.

Arande Gróvore:
A peça, queridos, é emocionante. O trabalho foi feito com muito carinho por todos os participantes do projeto, o elenco junto com a direção percorreu o caminho da contação de historias, das fábulas e contos de fadas. Paulo André extraiu do material de ensaio os elementos para a dramaturgia, o autor optou por criar uma língua nova, misturando palavras, idiomas e dialetos, surgiu o "Grovores", língua que os personagens falam no reino de Arande Gróvore.
O elenco domina muito bem o "Grovores", fazendo com que a platéia entenda o que está sendo dito, não se perde nada... A peça pode ser vista em qualquer lugar do mundo.
O Figurino, as Rodantes (Bicicletas) e os adereços são lindos e nos fazem embarcar ainda mais no drama. Destaque para a trilha sonora de Fernando Muzzy, o som foi adaptado em uma das Rodantes, é fascinante, as músicas compõem o ambiente e envolve a cena.
Maravilhosas soluções de entradas e saídas de personagens, tudo acontece ali, na frente do público, mas a magia nunca é perdida.

Queridos, adoro poder dividir um pouco desta experiência fantástica.
Teatro ainda é um otimo veiculo de paixão e libertação. Evoe.

Nenhum comentário: